• Marcio David

Maus Tratos, Covardia, Crime ? Vamos debater o assunto.


Olá Amigos

Mais uma vez venho desabafar e dividir com vocês leitores esse assunto que sempre causa polêmica entre todos nós.

O assunto aqui é o alicate grip ou alicate de contenção, alicate pega-peixe, alicate com balança.

Mesmo nos dias de hoje com tanta informação e proibições é comum ver nos pesqueiros a galera levantando os peixes com esse tipo de alicate.

Em pesqueiros, ao contrário da natureza o peixe fica confinado em um lago e com isso a frequencia de fisgadas é grande.

Tenho visto pescadores levantando tambacus, pintados, pirararas e muitas carpas com o alicate. Conclusão: Muito sangue, bocas cortadas, despedaçadas entre outros males.

Como em outras reportagens sempre abordamos esse tema e sempre muito elogiados, mas também com muitas críticas.

Concordo que em casos extremos ou peixes como a traíra, cachorra ou peixes que tragam sérios riscos ao pescador é até aconselhado o uso deste equipamento, mesmo porque o peixe em rios terá tempo de se restabelecer antes de ser fisgado novamente, coisa que não acontece nos pesqueiros.

A proteção aqui é principalmente voltada as carpas que são os peixes que tem a boca mais frágil e que se rasga com facilidade.

Normalmente as carpas húngaras e espelhos ficam com a boca rasgada e pendurada depois do uso do alicate, pois elas não sustentam o peso de seu corpo penduradas pela boca. Assim sua mandíbula é dilacerada, rasgada e o peixe cai no chão.

É triste ver esses peixes totalmente machucados, arrebentados e ainda procurando por comida. Isso sim é uma covardia. Os pesqueiros tinham que proibir totalmente o uso desses alicates. O ibama e órgãos de proteção aos animais também deveriam interferir e isto deveria ser considerado um delito grave.

Se você trata mal o seu cachorro, a policia interfere e medidas são tomadas contra você. Porque que isso não acontece com pessoas que fazem isso com esses peixes ???

Hoje em dia é raro você fisgar uma carpa nos pesqueiros com mais de 5kg que não esteja com a boca assim.

E não são só as carpas que sofrem esse tipo de agressão, peixes como dourados, matrinxãs, tambacus, pintados, pirararas e ate pirarucus estão sofrendo na mão de certos pescadores.

Abaixo cenas fortes de um Pirarucu de 11kg que acabou morrendo 2 dias depois desta foto. O peixe foi levantado pelo alicate, sua boca rasgou e ele caiu no chão. O peixe foi solto normalmente mas já estava comprometido.

Vou mostrar abaixo uma foto de um tambacu em que o pescador pegou com o alicate, tirou foto e na hora de soltar o peixe deu uma cabeçada e foi prá água com o alicate junto, preso a boca. Alguns dias depois esse peixe morreu pois estava com o alicate na boca.

Veja agora um relato de uma amigo pescador sobre o assunto:

Boa Tarde amigos do Fishintur, Esta é a primeira vez que escrevo para a equipe. Ficaria mais feliz em utilizar este espaço de comunicação para contar alguma vitória durante minha atividade preferida que também é a “Pesca Esportiva. Hoje vou fazer uma denuncia grave, e gostaria da ajuda da equipe do Fishingtur para divulgar esta informação e conscientizar nossos amigos pescadores sobre o uso correto de um instrumento de pesca. “ALICATE COM BALANÇA DE PESAGEM” Assim como muitos que conhecem e acompanham as matérias do Fishingtur, acabei por conhecer o pesqueiro XXXX. Pelo menos uma vez por mês estou la curtindo as ”FERAS” no lago esportivo (pertinho de casa). Um belo sábado 2008, vi minha bóia afundar de forma diferente, tudo parecia estranho. O peixe não tinha puxada, mas o peso era de um tronco de uns 20kg. A briga não durou um minuto, e logo veio a tona uma linda “CARPA ESPELHO”, com a aberração pendurada na Boca “UM ALICATE COM BALANÇA DE PESAGEM”.

Detalhe, o peixe não havia comido minha isca. Ele foi fisgado pela cordinha do Alicate que por sua vez ficou como um “PIERCING” na boca do mesmo.

Retiramos o alicate que segundo rapaz estava no peixe desde a 4° feira da mesma semana. Naquela mesma semana, um pescador tentou segurar a Carpa e pesar com o alicate. Ja presa pela boca e sendo suspensa pelo pescador, seu instinto natural fez com que ela se debate-se, soltando o alicate da mão do pescador e voltando para o lago. A Carpa recebeu do apelido de “BOCA QUEBRADA”. Naquele dia pensei que a Bela Carpa com o alicate fora um incidente, algo sem intenção. Neste domingo (08/02) novamente no pesqueiro, estava um excelente dia para pesca após aquele chuvão do sábado. Presenciei a cena por completo deta vez. - O Pescador com a Carpa fisgada (+ de 20Kg) - O Alicate com Balança na mão - A carpa presa no Alicate - O pescador levantando o Peixe - A carpa caindo na água com o alicate - 3 horas depois, o Pescador do meu lado pegou a carpa. - Por acaso, também pelo cordão do alicate A similidade nos casos me fez perceber que não se tratava mais de incidente, e sim de imprudência. Não é fácil para o pescador levantar mais de 20Kg com apenas uma das mãos, muito menos para o peixe suportar seu próprio peso pendurado pela boca. Acho que deveríamos enviar uma mensagem bem forte sobre o que acontece com o peixe, instruindo melhor os pescadores sobre como e quando usar, e no pior dos casos, erradicar o uso deste instrumento. Tenho certeza de que podem fazer algo para contribuir contra esta crueldade, que com certeza não ocorre só neste pesqueiro. Gostaria de parabeniza-los pelo trabalho e agradecer a equipe pelas matérias e dicas de pesca que recebo no meu email, tem sido bem útil para o aprendizado. grande abraço, Att.

Eduardo S.

Agradeço ao Edu pelo relato, foi e vai ser de extrema importância.

Esse tipo de situação é comum nos pesqueiros. E cabe a nós pescadores conscientes e aos donos de pesqueiros de proibir o uso, explicar e orientar esses pescadores que ainda usam o alicate, seja por prazer ou por falta de informação.

Pode não parecer mas a foto abaixo era de uma boca de uma carpa capim de uns 8kg.

Reparem na foto abaixo o buraco que tem no queixo dessa carpa. Um buraco bem maior que sua própria boca.

É isso galera. Espero que esta matéria ajude os pescadores a ter um pouco mais de consciência no uso desse alicate que pode ser considerado um arma na mão de CERTOS pescadores.

Aproveite e veja a Primeira matéria sobre esses Maus Tratos neste link.

Gostaria de parabenizar a todos que tem esse alicate, porém os deixa no fundo da gaveta na hora de ir pescar.

Fotos por Marcio, Daniel, Internet

Relato por Eduardo Texto por Marcio David

Um forte abraço

Marcio David

#alicatecombalança #alicate #alicategrip #carpa #pirarucu #bocarasgada #preservação #fishingtur

boias de pesca, boia cevadira, boia torpedo
Carretilhas de Pesca Penn
Contato Fishingtur

Parceiros

universo da pesca.png
ESTILO GOIANO.png

O maior portal de Pesca e Turismo do Brasil

Fishingtur Pesca e Turismo 2019