O eterno e pequeno valente Lambari


Olá amigos

Vamos mostrar um pouco a famosa e antiga pescaria de lambaris com varinhas de bambu. Quem um dia não fez uma pescaria dessas em rios e represas ?

Hoje, até mesmo em pesqueiros, é possível fazer boas pescarias de lambaris. Existem várias espécies desse pequeno valente. Alguns menores e outros que chegam a quase um palmo. Rabos vermelhos, amarelados, pretos, uma infinidade. Nesta pescaria foram fisgados lambaris, saicangas, cadelas, acarás entre outras espécies, mas a pescaria foi realizada da mesma forma.

Nesta pescaria eu usei uma pequena vara de bambu, bem fina com 1,60mts. Optei por uma linha mono 0,15mm e um anzol mosquitinho, usado para a pesca desta espécie. Como isca usei a massa. Misturei a Massa Tradicional Paturi com um pouco de Farinha de trigo, comecei a dar liga com a água do lago e peneirei a massa, deixando-a bem fina e depois acabei dando a liga amassando com as mãos.

O Lambari é um peixe muito rápido e requer muita agilidade do pescador na hora de fisgar. Usei dois equipamentos, um deles com uma pequena bóinha e o outro sem a bóinha. O peixe estava tão ligeiro que o equipamento sem a bóia não teve bons resultados. Já o equipamento com a bóinha foi mais fácil. O peixe assim que a isca caía na água já puxava. Ao menor movimento da bóia, a fisgada tinha que ser rápida.

O Lambari ataca em diversas alturas. As vezes no fundo e em outra a 20cm de profundidade.

Outra modalidade usada na pesca de lambaris é o uso dos conhecidos Sabikis, que consiste em um chicote com mais ou menos uns 6 anzois e cada um deles com pequenas miçangas ou pequenas penas que imitam insetos. Usa-se com um pequeno molinete, arremessando e recolhendo lentamente. É comum fisgar vários lambaris de uma só vez.

O pequeno anzol tem que ser bem fino. Eu prefiro os anzois dourados que são bem finos e facilitam a fisgada.

Além das massas, uma isca bem eficaz é o macarrãozinho, vendido em diversas lojas de pesca. O bichinho de laranja também é bem interessante dependendo do local.

Um companheiro na pesca de lambaris são os Carás e as pequenas tilapinhas. Em certos casos eles atrapalham e muito a pescaria.

Além de ser um petisco muito apreciado na culinária, o lambari é uma ótima isca viva para dourados, tucunarés e pintados.

A pesca de lambari é uma pescaria bem interessante e divertida. Aqui a rapidez e agilidade são fundamentais.

Fotos por Marcio David Texto por Marcio David

Abraços

Marcio David

#lambari #pescariadelambari #varadebambu #anzolmosquitinho #fishingtur #dicas

13 visualizações
Carretilhas de Pesca Penn
Contato Fishingtur

Parceiros

bruta.png
Lumis.png
Enz Miçangas e evas
LogoSimon.png
girls fishing lovers.png
Logo.png
universo da pesca.png
Oculos Matuto.png
ESTILO GOIANO.png
go pro 1.png
massa paturi.png
boias de pesca, boia cevadira, boia torpedo
Logo Completo Colorido recorte.png

O maior portal de Pesca e Turismo do Brasil

Logo Step quadrado Tranparencia.png

Step'lc Confecções

Rua Nova Cidade - Vila Olímpia - São Paulo - SP

273.441.558-50

fishingturpesca@gmail.com

Prazo de Entrega da Loja de 10 a 14 dias úteis

Fishingtur Pesca e Turismo 2007