• Marcio David

Kiki Turismo - O Fishingtur em busca dos grandes peixes mineiros


Local: Pesqueiro Fazenda Kiki – Pedro Leopoldo – MG Data: Março/2012

Olá amigos leitores de nosso site,

Nesse relato vamos descrever o segundo e último dia da pescaria realizada por nossa equipe no Pesqueiro Fazenda Kiki, localizado na cidade de Pedro Leopoldo que fica aproximadamente 40 km da cidade de Belo Horizonte.

A pescaria ocorreu no inicio do mês de março de 2012 durante a semana batizada por nossa equipe como Expedição Mineira e contou com a minha participação (Silvio Leme) e do Marcio David (os 2 aventureiros da equipe na Expedição Mineira) e nosso objetivo estava na captura dos gigantes redondos e Pirararas que habitam os lagos da Fazenda Kiki.

Combinamos com o Pierre de acordarmos e iniciarmos bem cedo o nosso último dia de pescaria e as 05h40min h., estávamos descendo para o Lago e fomos surpreendidos pelo Pierre com um excelente café da manhã servido no restaurante.

Lembro aos amigos, que na Fazenda Kiki, além do Day Use é possível se hospedar com a família. O local atualmente contem 8 (oito) chalés que comportam até 4 (quatro) pessoas cada um, o que certamente traz um maior conforto e comodidade para aos pescadores principalmente, os que irão conhecer o local e residem em locais distantes.

Por volta das 06h30min h., iniciamos a pescaria, mas ao contrário do dia anterior os peixes estavam bem manhosos e não atacavam com voracidade as nossas iscas na superfície, mesmo assim, estávamos conseguindo algumas capturas de peixes menores (sem foto) e na pescaria de fundo com tilápia como isca, conseguimos capturar bons peixes, entre eles uma linda Pirarara e um tambacu.

Continuamos insistindo na superfície, sem muito sucesso e decidi montar outro equipamento de fundo com uma pequena tilápia e minutos depois, quando estávamos nos protegendo do Sol embaixo do quiosque observo a vara quase “bebendo água” e corro para confirmar a fisgada de um peixe que “pesou” e acreditávamos ser uma Pirarara, mas após o primeiro rebojo na margem identificamos ser um legitimo Tambaqui (verdão) que brigou demais, mas não resistiu, e esse belo peixe pousou para sessão de fotos com o Fishingtur. Observem a boca do “menino”!!!

Avaliamos que no Pesqueiro Fazenda Kiki existem uma grande diversidade de peixes, sendo comum na pescaria de cevadeira com Eva’s e miçanga as capturas de grandes tilápias e mesmo para os pescadores que dedicam grande parte do tempo/pescaria em busca dos redondos essa variedade com capturas não exageradas de outros exemplares é prazerosa.

A pescadora Roberta Lara acompanhada de seu namorado e que reside na cidade de Belo Horizonte e frequenta constantemente a Fazenda Kiki dedicou-se basicamente na pescaria das grandes Tilápias do local e capturou uma grande quantidade e registramos um dos exemplares.

Apesar do comportamento dos peixes durante a parte da manhã não ter sido de grandes atividades, entendemos que, com persistência e alterações constantes das técnicas conseguimos fazer uma boa pescaria e conseguimos capturar bons e grandes exemplares e quando estávamos nos preparando para o almoço observo a carretilha “pesada” iscada com a cabeça de tilápia disparar o alarme e rapidamente confirmo a fisgada e de imediato pela tomada de linha constante identificamos ser mais uma do “rabo vermelho” que minutos depois não resiste e se entrega aos nossos braços.

Após a soltura com segurança deste peixe (pesque e solte sempre) sinal verde para o almoço e aproveitamos para o tradicional bate-papo e troca de experiências entre nós pescadores, além de saborear uma deliciosa e farta comida mineira que também se faz presente na Fazenda Kiki.

No retorno do almoço, devido o sucesso da tarde anterior, o Marcio durante todo o caminho vem “cantando a bola” da salsicha boiando e que ficaria dedicado a essa modalidade durante grande parte da tarde e montou 2 (dois) equipamentos nessa modalidade e deixou de espera bem rente a margem (cerca de 1 m) e não demorou muito para uma grande explosão ocorrer bem aos nossos pés e observamos um dos equipamentos do Marcio quase que mergulhando na água e ele em um sprit consegue confirmar a fisgada e o peixe tomou mais de 40 metros de linha da carretilha e parecia até o Michael Phelps e depois de muita, mais muita briga conseguimos colocar no passaguá mais um bonito Tambaqui.

Como o lago na Fazenda Kiki é de tamanho considerável os equipamentos devem ser obrigatoriamente reforçados e a equipe Fishingtur, utilizou para os Tambacus varas de 2,10 m até 2,70 m, com carretilhas de perfil baixo comportando um minimo de 100 metros de linha monofilamento de bitola 0.37/0.40 mm e as tradicionais e consagradas Bóias Barão de 65/75/100 gramas para longos arremessos. Para as Pirararas, utilizamos varas de 25/40 libras de tamanho de 2,10 m até 2,40 m, carretilhas de perfil alto tamanhos 6500/7000 comportando um minimo de 100 metros de linha monofilamento de bitola 0.52/0.62 mm.

Na sequencia e na mesma modalidade o Marcio observa uns bigodinhos fora d’água bem próximo à salsicha boiando e me chama para ver e vamos bem devagar ao local e acreditem.... conseguimos visualizar 2 Pirararas “namorando” a salsicha e uma delas não resistiu e após abocanhar a isca tomou uma bela de uma fisgada no beiço, mas infelizmente (ou felizmente) se tratava da filha mais nova da família, mas está valendo e logo se rendeu as técnicas utilizadas e adotadas pela equipe Fishingtur.

Observamos que os peixes estavam mais ativos e retomamos em paralelo a pescaria de cevadeira e vários redondos de “pequeno” porte foram capturados. Vamos Fishingtur!!!

Na Fazenda Kiki, além do Pesqueiro, existem também atividades pecuárias e plantações e em alguns períodos do dia nos deparamos com animais à beira do lago se alimentando. Fantástica essa integração!

O Marcio ainda na insistência com salsicha boiando, observa um dos seus equipamentos no secretário tomando muita linha e quando confirma a fisgada a tomada de linha continua como se nada estivesse acontecendo..... O peixe parou 60 metros distantes de onde estávamos e certamente era mais uma do “rabo vermelho” que com equipamento leve demorou em se entregar, mas com habilidade “caiu na rede” literalmente e saiu para a foto em nosso site.

Havíamos combinado de encerrar a nossa pescaria antes do anoitecer e quando fisgávamos os peixes, o equipamento era imediatamente desmontado e por incrível que pareça nesse final de tarde todos os equipamentos que estavam com iscas na água trouxeram um peixe para foto e iniciamos com 3 (três) grandes Tambacus com o Marcio conseguindo a captura de 2 (dois) lindos e brancos.

E, para encerrar os 2 (dois) excelentes dias de pescaria nesse maravilhoso local, ainda foram capturadas com os equipamentos que estavam na água 5 (cinco) lindas Pirararas para o The End deste maravilhoso pesqueiro que certamente nossa equipe muito em breve retornará.

Gostaria de deixar um grande abraço a todos os amigos pescadores e leitores do site Fishingtur, aos funcionários da Fazenda Kiki e um abraço especial ao Pierre pela simpatia e atendimento fornecido para nossa equipe e pela confiança em nosso trabalho.

Silvio Leme – Equipe Fishingtur

Fotos: Marcio David e Silvio Leme Texto: Silvio Leme Edição: Marcio David

#fazendakiki #kikiturismo #pesqueiro #pescaria #tambacu #tambaqui #pirarara #pescaesportiva #dicasdepesca #tilapia

boias de pesca, boia cevadira, boia torpedo
Carretilhas de Pesca Penn
Contato Fishingtur

Parceiros

universo da pesca.png
ESTILO GOIANO.png

O maior portal de Pesca e Turismo do Brasil

Fishingtur Pesca e Turismo 2019