• Marcio David

Pesqueiro Engenho Velho – O Fishingtur descobre outra opção para os goianos


Local: Pesqueiro Engenho Velho - Trindade – Go Data: Maio de 2009

Olá Pescadores e Internautas,

Estivemos eu, a Cris, minha mulher, e sua mãe a Shirley, no Pesqueiro Engenho Velho Clube de Pesca, na cidade de Trindade-GO. A partir do centro de Goiânia, siga pela Av. Anhanguera até a rodovia dos romeiros na saída para Trindade-GO, vire a direita antes da fábrica da Coca Cola. Está localizado a aproximadamente 10 quilômetros de Goiânia. Pescamos somente na parte da manhã. Chegamos por volta de 7:30hs e já tinha fila de carros na porta esperando o pesqueiro abrir. O horário de abertura é 8h:00min no sábado.

Algumas fotos do pesqueiro:

O Pesqueiro possui atualmente 5 lagos para pesca esportiva, contando com diversos peixes. Dentre eles podemos destacar: tilápia, piracanjuba, dourado, piau e os redondos, caranha, tambacu, tambaqui, pacu e peixes de couro como o pirarara e pintado.

Dica: Muitos pescadores têm perguntado como iscar a ração no anzol sem que a ração se quebre. Quando colocamos a pinga na ração – normalmente coloco um dia antes – a ração fica mais amolecida, facilitando a colocação no anzol. Mas às vezes fica difícil iscar, mesmo assim. Usamos uma técnica de girar a ração e prender no anzol evitando que ela se quebre ou rache. Assista ao vídeo no final da matéria.

Pescaria: Para esta pescaria levamos algumas iscas: salsicha, massinha caseira de farinha de trigo, pão adormecido e ração para peixe molhada na pinga. Levamos a cevadeira das Bóias Barão e usamos com ração de isca, muito eficiente neste dia. Colocamos uma boinha bem pequenininha a mais ou menos um palmo de distância do anzol, no chicote.

O material usado nesta pescaria:

-Vara Oscar da Ottoni - 1,80m – 15/30lbs, Carretilha Titan 4000 com linha mono F1 Mazzaferro 0,40mm 40lbs. Bóia Barão com chicote de 01m a 1,5m com linha Equilon 0,50. O anzol na linha do chicote com boinha zero (Anzol Chinú n.3 e n.2).

-Vara Oscar da Ottoni - 1,80m – 15/30lbs, Carretilha Sheakspeare Arsenal com linha mono Equilon 0,45mm 40lbs. Bóia Barão com chicote de 01m a 1,5m com linha Equilon 0,50. O anzol na linha do chicote com boinha zero (Anzol Chinú n.3 e n.2).

E logo já saiu um belo exemplar de Tambacú, pego na ração com bóia cevadeira.

E um pacu apareceu pra foto em seguida.

O pescador Ademir pegou um redondo e apareceu na foto.

Mais um peixinho.

O pescador Jorge pegou esse tamba.

Eu e a Cris em um Double. Pena que o peixe dela escapou.

O meu apareceu pra foto.

Foi o maior tambacu do dia.

Muita briga pra tirar esse peixe, ele não queria ver o mundo fora d’água

Dica:

É muito polêmica a utilização de alicates de pesar peixe em pesqueiros. Alguns pescadores ainda utilizam esse material sem saber o quanto prejudicam e maltratam os peixes. É claro que quando usamos iscas artificiais que possuem garatéias recomenda-se usar o alicate para conter o peixe e evitar que ele se debata e machuque o pescador. Devemos evitar usar diretamente na boca dos peixes muito pesados.

Para os pescadores que querem saber aproximadamente o peso dos seus troféus e possuem este material, tirei algumas fotos da maneira correta de como devemos pesar o peixe no pulsa(chamado também de passaguá).

Dessa maneira não penduramos diretamente o peixe, o que pode quebrar alguns dentes, rasgar a boca e o peixe cair no chão, ou até mesmo escapar com o alicate na boca.

Detalhe do anzol preso na parte superior da boca deste tambacu, o que mostra que foi bem fisgado.

Terminamos esta pescaria e voltaremos em breve. Abaixo algumas imagens do pesqueiro

Mais fotos de nosso amigo Eduardo Martins em uma pescaria realizada neste pesqueiro em outro dia.

Até mais, amigos pescadores e

“Seeguuuuraaa Peeexxxxãããoooo”!!!

Agradecimentos:

Clube de Pesca Engenho Velho Av. Blumenau – Faz. Engenho Velho Jardim Marista – Trindade Goiás (Km 9,5 da Rodovia dos Romeiros – atrás da Coca Cola) Fone: (62) 3294-5682

#Goiânia #Goias #EngenhoVelho #Clubedepesca #GrandesRedondos #pescaria #emoção #amigosnapesca

boias de pesca, boia cevadira, boia torpedo
Carretilhas de Pesca Penn
Contato Fishingtur

Parceiros

universo da pesca.png
ESTILO GOIANO.png

O maior portal de Pesca e Turismo do Brasil

Fishingtur Pesca e Turismo 2019