Últimas Reportagens

Fishingtur Selvagem - A Amazônia é sem sombra de dúvidas, o lugar onde nossos sonhos se tornam realidade – Parte I.

31/08/2018

Local: Rio Cuiuni e Rio Alegria – Barcelos  -Amazonas

Data: Setembro de 2012

 

     Olá amigos!

 

     Vou iniciar dizendo que é com ENORME satisfação e ORGULHO que escrevo essa matéria aos leitores do nosso site e que essa magnífica pescaria teve início em novembro de 2011 quando recebi um telefonema do amigo Junior, também integrante da equipe Fishingtur com o convite de fazermos novamente uma aventura selvagem na Amazônia, ou seja, sairmos dos tradicionais pacotes de pesca em Barco Hotéis e partirmos para um acampamento na selva, um não mas dois acampamentos avançados em locais extremamente remotos da NOSSA Floresta Amazônica. Rapidamente reunimos toda a equipe Fishingtur para avaliarmos quem poderia/gostaria de participar dessa aventura, qual o local a ser escolhido e o que entendo como principal, em qual mês estaríamos seguindo em busca dos TucunossauroREX e, após 15 dias os participantes estavam definidos, sendo eu Silvio Leme, Junior, Rogério Rodrigues, Marcio David, Felipe e 3 grandes amigos (Mario, Gilmar e Papareli) e decidimos por 11 dias efetivos de pesca (haja braço rs…), devido os níveis das águas se alteram muito na região amazônica e apenas uma semana pode comprometer uma pescaria programada por meses e durante as matérias vou relatar e vocês poderão observar que nossa decisão por 11 dias foi acertada. Aguardem pois fizemos cinco reportagens sobre esta aventura.

 

       Definido o grupo, executamos alguns contatos com amigos locais que detém experiência de pesca na região e com os amigos moradores de Barcelos (Gadelha, Dino e o Sara) e após muitas analises e considerações à decisão foi de subir de Barco o Rio Cuiuni e o Rio Alegria até o limite do calado do Barco (Comandante Junior) e posteriormente partirmos para os acampamentos nos barcos menores e o mês escolhido foi setembro por estar no inicio da temporada 2012/2013.  Confesso que uma pescaria com acampamento na selva requer uma logística detalhada e guias que conheçam muito bem a região e nessa aventura tivemos o total apoio e gerenciamento do Allen Gadelha e do guia Dinamar, mais conhecido como Dino e para vocês terem uma ideia, ficamos por mais de 4 (quatro) meses programando a estratégia da viagem e a Logística de alimentação, gelo, bebidas e combustíveis para que nada faltasse. Vale ressaltar, que nosso amigo Junior não mediu esforços e teve um papel importante e dedicação total nesse planejamento. Assim, após muitas reuniões, angustia, aquisições, ajustes e preparação dos equipamentos, confecção de camisetas, banners e bandeiras personalizadas, algumas noites sem dormir, muita adrenalina e expectativa, o grande dia chegou e partimos com imensa alegria ainda durante a madrugada para o Aeroporto de Guarulhos em São Paulo com a Van de nosso amigo Sérgio, para embarque com destino a Manaus e de lá seguimos no dia seguinte por voo da Trip para Barcelos e embarcamos no Táxi ecológico diretamente para o Porto. Era o início de nossa aventura.

 

Os aventureiros da Equipe Fishingtur 

     Partimos do porto de Barcelos por volta das 09h:00min e abaixo algumas fotos do possante Barco Comandante Junior de propriedade de nosso amigo Sara já navegando pelas águas do Rio Negro e também nossa equipe montando e preparando os equipamentos para a grande “batalha”. Este início de “pescaria” em minha opinião é um dos melhores momentos, superado apenas quando temos um dos gigantes TucunossauroRex na ponta da linha.


Barco mãe navegando e equipe Fishingtur preparando os equipamentos 

       As 13h:00min o almoço estava pronto e durante a viagem no Rio Negro e inicio do Rio Cuiuni, foi possível observar que a altura das águas ainda estava bem alta naquela região, mas após o almoço quem queria e/ou conseguiria manter-se no barco? Claro que ninguém, assim todos seguiram para pescaria mesmo em condições não muito boas. 


Vamos encarar as feras!!! 

      Mesmo em condições não muito boas alguns bons peixes foram capturados, afinal estamos no Amazonas e as probabilidades de capturas se potencializam e observem que além dos Tucunarés (Açu, Paca e Borboleta) outras espécies como a Traíra, Jacundás e Aruanãs seguiram para a foto com nossa equipe! 

 

Primeiros peixes sendo capturados 

      Abaixo, parte dos equipamentos que foram utilizados por nossa equipe e observem que até mesmo os Barcos foram personalizados com a marca Fishingtur em plena floresta amazônica. Demais!!!! Um destaque especial a um dos equipamentos de nosso amigo Marcio David, o qual utilizou a ótima Carretilha Revo Premier da Abu e conjunto com a Vara customizada de nosso grande parceilo Leal Custon Rods


Equipamentos utilizados pela equipe Fishingtur

     No dia seguinte acordamos bem cedo e as 06h:00min h., da manhã as iscas artificiais já estavam na água a procura dos gigantes, mas apenas os de menor porte estavam atacando as nossas iscas, mesmo assim o Papareli, conseguiu a captura de uma linda Aruanã na isca Zig Zara do grande pescador Nakamura.


Muitos peixes capturados pela equipe Fishingtur

     Antes do almoço a dupla Junior/Mario conseguem capturar bons peixes e com o calor escaldante partem para um refrescante banho em uma das inúmeras praias do Rio Cuiuni, aliás essa era uma das atividades que o Mario adorava, bastava ver uma praia para ele já se preparar para o mergulho!!! Mas, vamos às fotos e aos peixes!! 


Muitos peixes capturados pela dupla Junior e Mario

      O barco mãe continuava a subir o Rio de forma ininterrupta e nós pescando nos barcos menores e seguindo ele e, por volta das 12h:30minh., todos estavam de volta ao Barco para o almoço e o famoso bate-papo e troca de informações. Eu e o amigo Rogério estávamos neste dia pescando com o Dino e fizemos um almoço rápido e seguimos para a pescaria no período da tarde e na boca de uma Lagoa, observamos a movimentação de peixes grandes e rapidamente mandamos nossas iscas na água e no primeiro arremesso um dos gigantes seguiu minha isca, mas não atacou.... eu fiquei inquieto e um pouco frustrado, mas avistamos grandes peixes no local e continuamos a lançar as nossas iscas na água e em um desses arremessos, observo uma grande marola atrás de minha isca e acelero o trabalho e em questões de segundos POOOOOWWWWWW, pancada certeira e muita linha saindo da carretilha..... Observamos ser um grande exemplar que correu para o meio do lago, facilitando assim a “briga” o que me fez soltar um pouco a fricção da carretilha e curtir o primeiro de vários grandes peixes que foram capturados por nossa equipe. Vejam na foto abaixo o tamanho do Tucunaré Açu que posou para as fotos e sem seguida seguiu lentamente para o seu habitat.  Lembrem-se amigos, devemos sempre praticar o Pesque e Solte. Vamos Fishingtur!!!!


Tucunaré Açu – Silvio Leme

    Após esse grande exemplar o amigo Rogério engata quase que na sequencia um bonito Tucunaré paca de bom tamanho, mas depois desse os grandes desapareceram, mas não desanimamos e fizemos a festa com os menores e mais uma bonita Aruanã apareceu para alegrar a nossa tarde. 


Muitos peixes capturados pela dupla Silvio e Rogério

      Na manhã seguinte seguimos para desbravar um dos lagos do Cuiuni e demoramos mais de 1 (uma) hora para transpor e foi necessário (em alguns momentos) abrir caminho com o uso do facão e machadinho, e observamos uma grande queimada no local, o que é muito raro nessa região. Estávamos acompanhados da dupla Marcio e Felipe e na entrada do Lago seguimos cada dupla batendo isca em uma das margens e o Marcio e Felipe se deram bem com varias capturas de bons exemplares. Nós (eu e o Rogério) bom, deixa pra lá...!!


Muitos peixes capturados pela dupla Marcio e Felipe

       O Junior e o Mario também capturaram bons exemplares neste dia e ainda foram contemplados com um maravilhoso por do sol.


Peixes e um maravilhoso por do sol no Amazonas.

      O Marcio e o Felipe também não deixaram por menos e fecharam o dia com “chave de ouro” com destaque para uma linda Traíra que mais parecia um Trairão capturada pelo amigo Felipe!


Muitos peixes capturados pela dupla Marcio e Felipe

     Amigos, como puderam observar fizemos uma grande aventura (os acampamentos avançados ainda estão por vir) com muitos e grandes peixes e, muitos outros ainda pretendemos mostrar na íntegra e em todos os detalhes com uma sequencia de 5 (cinco) matérias que estamos preparando e serão publicadas em breve e gostaríamos de fechar essa primeira parte com a magnífica paisagem capturada por nossas câmeras e que vocês poderão contemplar na foto abaixo.


O Amazonas é sem duvidas um dos locais mais bonitos do mundo.

    Grande abraço e até breve com o relato da parte 2 e aproveito para deixar um grande abraço e agradecimentos especiais aos integrantes dessa aventura!!!!

 

O Fishingtur fica a disposição através dos canais abaixo para dirimir duvidas e ou demais dicas e necessidades para vocês amigos leitores.


Silvio Leme

Equipe Fishingtur


Fotos: Silvio, Marcio, Junior, Rogerio, Felipe. Mario, Gilmar e Papareli.
Texto: Silvio Leme e Marcio David 
Edição: Marcio David 

 

AGRADECIMENTOS

Allen Gadelha
(092) 9229-3104/3584-3667


Guia Dino

(097) 9152-3269
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Busca...

Please reload

boias de pesca, boia cevadira, boia torpedo
Carretilhas de Pesca Penn
Contato Fishingtur

Parceiros

Varas Ultralight Luck Lure

O maior portal de Pesca e Turismo do Brasil

Fishingtur Pesca e Turismo 2019