Últimas Reportagens

Rio Araguaia - Goiás

31/08/2018

Local: Rio Araguaia - Goiás
Data: 15 a 21 de Setembro de 2013

 

      Olá amigos pescadores,
 

     Viemos relatar a vocês, a fantástica expedição que realizamos nas águas do Rio Araguaia, passando pelas regiões de Luiz Alvez,  Bandeirantes, Cristalino, Rio das Mortes, etc ...Após nossa primeira viagem ao Araguaia no ano de 2012 (Saulo/Wender) onde também relatamos no Fishingtur, ficamos encantados com tamanha beleza e vida presentes naquele rio, e já começamos os trabalhamos para programar algo maior para o próximo ano.

    Organizamos uma expedição, onde seriam 3 barcos com 2 pescadores cada, e 1 barco de apoio, barco este, que estaria o cozinheiro, e que levaria a maior parte de nossa bagagem na viagem, e também caso algum motor tivesse problemas, este serviria de reserva, pois a região é carente de assistência ao pescador, e um pequeno detalhe poderia interromper nossa pescaria. Como todos sabemos, sempre na semana da pescaria, acontecem imprevistos, compromissos, e com a gente não foi diferente. Tivemos 2 desistências de última hora,  optamos por dispensar o barco de apoio com o cozinheiro, levando 3 piloteiros para aumentar as chances de captura.
 

Material utilizado:

-Varas: Evolution 80lb e 100lb / intergreen  100lb  /  Bravo  120lb  /  trevala 200lb

-Carretilhas: Penn 6/0  / Tekota 800 / Rapala Caribbean t25L2 / Penn international 50 e 30

-Linha: Mono 0,92 Max Force
 

    Confesso que fomos com a tralha pesada desta vez, mas assim como muitos, eu também achava que era história de pescador que o peixe puxava 100 metros de linha na 1 corrida, que estourava linha, empate, etc ...  Sempre achei que era por falta de regulagem da carretilha, ou inexperiência do pescador rs. Mas depois desta viagem, mudei completamente minha opinião, ou se tem carretilhas com aproximadamente 300 metros de linha, ou torça para seu guia ser o mestre da pilotagem, e compensar a falta de material na água. Mas mesmo estando com guias experientes, tivemos 2 linhas 0,92 estouradas no 1 arranque do peixe, coisa inexplicável, linhas cortadas por piranhas, 1 empate de aço trançado de 200 lb estourado na briga, mas claro que isso não é regra, sempre sai peixe com tralha pequena, linha fina, etc ... vai da sorte e experiência de cada um, mas uma coisa posso afirmar, o sistema é bruto com os grandes !!!!
 

     Abaixo as fotos do dia anterior a viagem, já em Luiz Alves na pousada do Paulinho, preparando as tralhas, e a ansiedade já tomava conta de todos nós.
 

 

     No 1° dia de pescaria não tivemos nenhuma ação, confesso que fiquei preocupado rss. Mas, do 2° dia em diante, sonhos seriam realizados. Adotamos o sistema de pesca amiga, se o barco tivesse 2 pescadores, cada puxada era de uma pessoa, pois gostaríamos que todos tivessem o prazer das capturas, e nos comunicávamos com outros barcos através de rojões, assim que capturávamos algo bom, pois assim conseguimos que todos estivessem presentes nas fotos.
 

      Seguem as fotos:

 

 

    Abaixo algumas fotos após as capturas, peixes perdidos, ou simplesmente curtindo a briga do companheiro. Momentos essenciais, onde encostávamos as 3 canoas e contávamos os acontecimentos do dia, tirávamos aquele sarro dos companheiros sapateiros do dia,  enquanto apreciávamos a beleza do local.

      Gostaria de ressaltar que não só pescamos os grandes peixes, a diversão ficava por conta das explosões nas iscas de superfície das Douradas, Cachorras, Bicudas, e na pesca de fundo dos Mandubés, Corvinas, Barbados, Candirus, peixes estes que serviriam de iscas e para nosso almoço na beira do rio. Antes de fazer esta viagem , acabei achando um vídeo de pescaria de Tambaqui amazônico em pleno Araguaia. Confesso que fiquei meio desconfiado, nunca tinha ouvido falar em peixes do tamanho daqueles do vídeo, naquele rio. No último dia de pescaria, um índio da região comentou com a nossa equipe sobre a pesca de tambaqui nos lagos durante a cheia, com isso veio o vídeo na minha cabeça, grandes verdões que sou apaixonado rs ...
 

     E foi justamente na boca de um dos lagos que nossa equipe conseguiu esse feito, aos 45 do 2° tempo veio o último peixe da pescaria, e não poderia ser de outro jeito, na varinha de pescar iscas, linha 0,30 mm, tomadas de linha longas, e vai nosso amigo mineiro rio abaixo atrás do bicho. E não sei porque, mas parecia que aquele feito era maior do que as próprias piraíbas rsss. Todos fomos para as fotos com o verdão, que de tamanho não era tão grande, porém, só quem pesca aquela espécie sabe o seu valor  !!!

       Abaixo algumas fotos de nossos almoços, paisagens, famoso Sol vermelho do Araguaia.

     Nesta pescaria estavam presentes,  eu (Saulo/Jundiaí), (Wender/Ribeirão Preto – amigo este, que me acompanha desde pequeno, época que íamos pescar tucunaré de bicicleta no interior/sp), (Gustavo/Americana – nosso amigo e novo parceiro nas pescaria, sempre presente) e (Tiago/Minas Gerais - Amigo que nos conheceu pela net,  confiou em nossa palavra e embarcou sozinho com desconhecidos, agora já faz parte da nossa equipe e se tornou um grande amigo).
 

    Abaixo foto de toda equipe

      Nesta expedição, foram capturadas 8 Piraíbas ou filhotes que foram retiradas da água, variando as medidas de 1,30m até  2 metros. Muitas outras foram perdidas, com linhas, empates estourados, e outras que escaparam do anzol sem explicação. Também capturamos 5 pirararas. Total de 5 dias de pesca completos. Gostaríamos de deixar um grande abraço aos piloteiros Nica / Danilo / Jales, Guias estes, que se tornaram grandes amigos, e indispensáveis em nossas pescarias, profissionais de alto nível. Também um abraço a todos os amigos pescadores e leitores do site Fishingtur.
 

      Agradecemos a Deus por esta viagem maravilhosa que fizemos, e por nos guardar na volta para casa, pois sofremos um acidente e demos PT no carro, mas graças a Deus ninguém sofreu nada grave, apenas sofremos com a falta de atendimento da Região, no demais tudo em ordem.

 

Fotos: Saulo, Wender, Nica, Danilo, Jales, Tiago, Gustavo.
Texto: Saulo, Wender, Gustavo, Tiago

 

Abraços!

Saulo e amigos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Busca...

Please reload

boias de pesca, boia cevadira, boia torpedo
Carretilhas de Pesca Penn
Contato Fishingtur

Parceiros

Varas Ultralight Luck Lure

O maior portal de Pesca e Turismo do Brasil

Fishingtur Pesca e Turismo 2019