Últimas Reportagens

Pesqueiro Taquari – Início de inverno, muito frio e muito peixe na linha

04/03/2019

Local: Centro de Pesca Taquari  -  São Roque – SP
Data: 08 de Junho de 2009

 

Olá amigos

 

Depois de muito ler na internet nos últimos dias a respeito do Taquari, onde a maioria dos pescadores estavam reclamando da falta de peixes e de ações no Taquari (lógico que por causa do frio), eu e meu pai Adimir, resolvemos fazer uma visita ao pesqueiro nesta segunda-feira.

 

Saímos de São Paulo as 5:30h, ainda estava escuro e muito frio. Ao chegar na porta do pesqueiro as 6:30h o frio era grande. Coloquei uma blusa e uma touca de lã.

 

O Taquari abriu as 7h e logo pegamos o terceiro quiosque, bem em frente a lanchonete.

 

Começamos a arrumar as coisas e o frio congelando as mãos.

 

O primeiro equipamento, uma VARA PAMPO de 3mts, com uma CARRETILHA CALCUTTA 400B abastecida de LINHA TRIUNPH 0,36mm. Estava com uma BÓIA BARÃO grd, chicote de 1,5mts de LINHA DOURADO mono 0,50mm, bóinha e ANZOL CHINÚ n. 7.  A isca da vez era a ração na pinga.

 

Usando três rações, sendo uma na linha e duas para cobrir o anzol, logo no segundo arremesso os peixes começaram a subir e uma bela Pincachara atacou a ração sem dó.

 

 

Depois fui arrumar o resto da tralha. VARA KENZAKI-SUMAX  de 2,70mts, CARRETILHA TITAN 6000 com 100mts de LINHA MAX FORCE DAIYAMA 0,35mm, BÓIA CHARUTINHO BARÃO com chicote de 1,5mts de LINHA DOURADO mono 0,50mm com ANZOL CHINÚ n. 9 e chumbada solta na linha para servir de poita.

 

Em outro equipamento, VARA FLEMING 15-25lbs, CARRETILHA TITAN 4000  e LINHA TRIUNPH 0,36mm, chumbada solta na linha, girador e chicote de 30cm de LINHA DOURADO mono 0,50mm e ANZOL CHINÚ n. 9.

 

Depois que fisguei essa tilápia e percebendo a pouca ação na superfície, peguei minhas coisas e fui para o outro canto do lago, na parte rasa.

 

Arremessei o equipamento de fundo com Massa e a bóia charutinho com salsicha flutuando.

 

 

O Sr. Admir estava com uma VARA PAMPO de 2,40mts, CARRETILHA TITAN 6000, LINHA MEGA FORCE 0,35mm, chicote de LINHA DOURADO mono 0,50mm, bóinha e ANZOL CHINÚ n. 7. Também usando uma BÓIA BARÃO CEVADEIRA grande.

 

A pescaria com as cevadeiras foi muito produtiva. Na parte da manhã os peixes de couro estavam atacando muito na ração e na salsicha. Só não fisgamos mais com a salsicha pois como estávamos com as cevadeiras, não dava tempo de chegar até a vara que estava com a salsicha e o peixe acabava soltando a isca.

 

Entre um peixe de couro e outro, sempre tinha uma grande tilápia atacando a ração na pinga.

 

As Pincacharas explodiam na superfície em busca da ração, já as tilápias estavam manhosas, elas apenas arrastavam as bóinhas ou afundavam e soltavam rapidamente. Perdi várias fisgadas, mas sempre tinha uma mais lerdinha e eu conseguia fisgar rssssss.

 

Na parte funda do lago, no primeiro quiosque nosso amigo da foto abaixo fisgou uma grande Carpa Capim, creio que mais de 10kg, mas acabou escapando na margem. Logo em seguida, usando pão flutuando, fisgou uma bonita Carpa Espelho.

 

Minha bóia com salsicha flutuando tinha afundado. Quando cheguei até a vara a bóia já tinha corrido para baixo do aerador e acabou estourando. Com um equipamento de fundo fiz alguns arremessos em cima da bóia que estava passeando e consegui enroscar e trazer o peixe.

 

Resolvi colocar uma salsicha na bóia charutinho, desta vez a 50cm de profundidade e não flutuando. Um pequeno e bonito redondo resolveu aparecer.

 

Na parte da tarde as Pincacharas deram uma trégua e outros peixes começaram a subir, entre eles, uma Carpa Capim na cevadeira e ração na pinga.

 

Durante o dia o sol esquentou bem e o frio foi embora, mas a água continuou bem fria.

 

Lembrando que as três rações na pinga ficam flutuando. Tentei colocar apenas uma ração a 10cm de profundidade mas não tive resultados. O negócio era bem na superfície mesmo.

 

 

A bóia charutinho agora com salsicha a 40cm de profundidade nos rendeu um belo brilho saltitante no meio do lago. A adrenalina vai lá em cima quando o rei do rio começa a pular na ponta da linha. Quem já fisgou um dourado sabe do que eu estou falando.

 

Uma grande explosão no meio do lago fez a bóinha sumir e a fisgada foi certeira. Uma grande rebojada e uma briga bem diferente. A cevadeira vinha na superfície e ao chegar perto da margem uma gigantesca boca rosada fez o coração bater mais forte.

 

O pequeno anzol chinú n. 7 ficou minúsculo dentro daquela grande boca. Um exemplar gigantesco de tilápia atacou a ração na pinga com muita voracidade.

 

Ela rebojou, correu, fez de tudo para se soltar do anzol. Segundos de tensão, com medo de perder o peixe, até que o passaguá tirou-o da água.

 

Já fisguei exemplares de tilápias de até 5kg, mas esse me pareceu bem maior do que todos até hoje. Infelizmente estava sem a balança, mas creio que essa tilápia estava entre 5 e 6kg.

 

Só para comprovar e vocês terem uma noção real do tamanho, reparem na foto abaixo que ela é do tamanho de 3 latinhas de refrigerante e mais um palmo e pouco.

 

A vara que estava de fundo com o pão, esticava a linha a todo tempo, mas nem sempre conseguíamos fisgar. Perdemos muitos peixes, pois eles não estavam carregando e envergando a vara. Somente a linha que esticava e afrouxava um pouco. E quando dava tempo de segurar a vara, a fisgada era certeira.

 

No finalzinho do dia, joguei ração bem perto da margem e os peixes começaram a subir alí de 2 a 4mts da margem, perfeito para usar varas de mão. Inclusive grandes carpas.

 

Depois de um dia produtivo de pesca como esse, em meio a um início de inverno com muito frio, recolhemos nossas coisas e retornamos para São Paulo.

 

 

 

 

Faça frio ou calor, o Taquari sempre tem bons peixes na ponta da linha, basta o pescador se adaptar ao peixe e ao seu metabolismo.

 

Gostaria de agradecer ao André, ao Zé e a todos do pesqueiro.

 

Fotos por Adimir e Marcio David
Texto por Marcio David

 

 

Abraços e boas Pescarias

 

Marcio David

 

AGRADECIMENTOS

 

Pesqueiro Taquari

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Busca...

Please reload

boias de pesca, boia cevadira, boia torpedo
Carretilhas de Pesca Penn
Contato Fishingtur

Parceiros

Varas Ultralight Luck Lure

O maior portal de Pesca e Turismo do Brasil

Fishingtur Pesca e Turismo 2019